Sagres / Praia de Benagil

Destinos

Sagres / Praia de Benagil

Aventuras a Sul – dia 3

O Algarve é geralmente associado a praia e foi nesse sentido que o procurámos. Todos gostamos de uns bons mergulhos no mar, apanhar sol e, três de nós, voar sobre as ondas com os kites. Esta “vida árdua” começou na Isla Canela e Fuzeta. O nosso próximo destino estava na outra ponta do Algarve.

Dia três. Levantámo-nos um “pouco” mais tarde e pusemo-nos a caminho. Dos Olhos de Água até à ponta de Sagres, pela N125 (evitam as portagens), é cerca de uma hora de caminho. Fizemos uma pausa um pouco antes da Fortaleza para experimentar uma “paragem” que o Pedro fazia, em tempos, com a família. Basta virar à direita na placa “Retiro do Pescador” e cerca de quatrocentos metros adiante podem deliciar-se com pratos típicos e variados. Nós ficámos pelo peixe fresco grelhado e, acreditem, soube-nos pela vida!

O céu limpo e com um azul luminoso permitiu-nos avistar facilmente a imponente fortaleza. Estacionámos a carrinha e entrámos. Cada bilhete 3€, com oferta de voucher de desconto na SandCity. Com vistas de tirar o fôlego, encontrámos uma caminhada generosa sob um sol abrasador. Acreditem, mesmo assim, vale a pena!

Algumas fotos depois, voltámos a desfrutar do (indispensável) ar-condicionado da carrinha, desta vez rumo à praia do Tonel. Esta praia é muito procurada por praticantes de kite e windsurf porque nela há vento particamente todos os dias. Mas, ao contrário dos spots anteriores, a praia tem rochas debaixo de água e é preciso ter cuidado com as quedas ou embates. Ainda assim, lançar a asa na praia do Tonel foi uma sensação indescritível!

No caminho de volta, para além de uma paragem numa loja de artesanato muito castiça, onde acabámos por comprar um presente à “Maria” (a mãe do Rui adora artesanato!), fomos levados pela curiosidade a conhecer a praia de Benagil. Esta praia, conhecida por ser uma das mais belas do Algarve, tornou-se famosa por abrigar a gruta de Benagil.

Cansados, mas com aquela sensação de quem viveu um dia em cheio, sentámo-nos na esplanada da praia. Pedimos umas imperiais fresquinhas para enganar o calor e ficámos a ouvir a batida das ondas nas encostas, e a ver o corrupio de barcos que levavam os veraneantes a visitar as grutas. Boa ideia!
(Continua…)

Dicas GET Ride:

  • Se quiserem almoçar no restaurante “Retiro do Pescador”, este abre às 12h e podem marcar pelo telefone 282 62 44 38. Nós gostámos do atendimento e dos pratos e sobremesas;
  • Aconselhamos roupa fresca, calçado confortável e muita água para a caminhada na Fortaleza. E fotografias. Muitas;
  • Se quiserem uma peça de cerâmica típica, podem parar exatamente junto à placa da Raposeira. É uma loja grande, com peças muito típicas, para todos os preços.

Website: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/fortaleza-de-sagres

GPS: 37º00’03.41”N , 8º56’53.90”W

2020.09.10