Renovar energias no Gerês

Destinos

Renovar energias no Gerês

Portugal tem locais belíssimos!

Ouvimos falar muitas vezes da beleza e acolhimento do Norte, mas nunca imaginámos o quão deslumbrados iríamos ficar.

Seguimos de Lisboa pela A1, em direção ao Porto; depois Braga; por fim, começamos a entrar numa zona mais verde e pitoresca, passamos a ponte sobre o Rio Cávado e chegamos ao paraíso que tem um nome: @Hotel Lagoa Azul, no Gerês.

Somos acolhidos num ambiente familiar e direcionados para um quarto com Wc limpo, confortável e com uma vista sobre a piscina que se estende até ao rio. Maravilhoso!

Pela manhã, o pequeno almoço é numa sala envidraçada, cheia de luz e vistas magníficas. Saboreamos iogurte fresco, leite, cereais, ovos mexidos, pão fresco, bolo caseiro, doce, café… não há barriga para tantas coisas boas.

Todos os recantos valem a pena: a pequena vila parece perdida no tempo; do Miradouro da Pedra Bela temos uma vista de cortar o fôlego; a cascata do Arado convida a banhos (que mesmo de água bem gelada, são imperdíveis); caminhar pela Mata da Albergaria até à vizinha Espanha enche-nos os pulmões de ar puro e olhar de paisagens magníficas; parar na Barragem de Vilarinho das Furnas e seguir em diante pelo meio da natureza, permite-nos ouvir o som das pequenas cascatas e, em caso de pouca água no rio, ver as ruinas da antiga aldeia submersa.

 

Para quem gosta, o vislumbre dos cavalos selvagens e das cabras equilibradas nos rochedos, as pequenas fontes naturais de água fresca e muitas amoras silvestres para “petiscar”.

Numa vertente mais espiritual, sendo ou não devoto, aconselhamos a visita a S. Bento da Porta Aberta. A capela é bonita, o jardim também. Do outro lado da rua, uma pequena feirinha de produtos regionais: cortiças, vergas,
enchidos e queijos. O pão de rosca é

simplesmente uma delícia! Aliás, numa visita de alguns dias, é possível que regressemos com 1 ou 2 quilinhos a mais pois os pratos típicos, carne ou bacalhau, são simplesmente de “comer e chorar por mais”… mas é por uma boa causa e as caminhadas ajudam a compensar.

Além de uma visita à praia fluvial, não
deixem de experimentar um passeio em
Kartcross 4X4. Acreditem que os óculos
de “mergulhador” são necessários e a
máscara que atualmente temos de usar,
até dá jeito para não comer tanto pó… mas é diversão garantida!

Vir embora, é voltar com energias renovadas, mas com a certeza de que um regresso nos espera! Grande viagem Get Ride!

Dicas GET Ride:

  • Ficámos fãs do Kartcross; no entanto, aconselhamos roupas “mais velhas” e a reserva com 48h de antecedência em https://www.portugal4fun.com/atividades/regioes/minho/passeio-de-kartcross-no-geres/
  • Um exemplo de um restaurante pitoresco, onde se come bem e a um preço acessível é a @Adega do Ramalho que tem, inclusive, serviço de take away se quiserem optar por um jantar no terraço.

Website: https://pnpgeres.pt

GPS: 41°55’39.2“ N , 8°14’15.6” W

2020.10.23