Praia dos Olhos de Água – Grutas de Benagil – Albufeira velha

Destinos

Praia dos Olhos de Água – Grutas de Benagil – Albufeira velha

Aventuras a Sul – dia 4

Ao quarto dia da nossa aventura por terras algarvias, começámos a equacionar que, face a tantos planos e possibilidades, o melhor era agendar férias para uma segunda temporada.

No dia anterior, a praia de Benagil suscitou-nos a curiosidade pelas grutas. As imagens do Google aguçaram-na. Por isso, entrámos logo em modo de preparação do dia 4: pesquisa de viagens, agendamento e esperar pela hora de embarque: 14h, em Vilamoura.

No período da manhã, fomos até à praia dos Olhos de Água. Perto do apartamento, só descer a rua, mesmo não tendo um areal muito grande, conseguimos manter o distanciamento. A água, calma e quente, convidava muito a uns mergulhos. Entre eles, bolas de Berlim com recheios diversos e uma pequena caminhada até aos olheiros de água doce.

Para aproveitar bem o tempo, optámos por um almoço rápido, daqueles pouco saudáveis de micro-ondas. Seguimos as recomendações e arranjámos as mochilas com lanches, água, toalhas e protetor solar. Fato de banho também é indispensável para a viagem às grutas.

   

O local de embarque, no porto de Vilamoura fica junto aos últimos escritórios e está devidamente assinalado.

A viagem é a bordo de um catamarã simpático, dura perto de 4h e permite-nos ver a costa, desde Vilamoura ao Carvoeiro. Os óculos de sol são essenciais e captar imagens é obrigatório. Do que soubemos a bordo, a Covid-19 obrigou a fazer a viagem com menor número de passageiros e ter menos pessoas a visitar as grutas. Ainda assim, podemos garantir que eram vários barcos a navegar, de diferentes tipos e empresas.

O passeio foi calmo, as paisagens belíssimas, a música a bordo animada. Um guia vai explicando, em diferentes línguas, quais os locais por onde estamos a passar e algumas curiosidades sobre a sua formação. No cruzamento de embarcações é curiosa a interação entre passageiros: tudo “boa onda”.

A determinada altura há uma aproximação da costa e começam os “uaus”. As águas são de um azul que parece retirado de algumas imagens do Windows, as reentrâncias nas encostas são imponentes, a luz refletida e o algar de Benagil… UAU! Não conseguimos descrever de outra forma.

No retorno, quando imaginamos que já estamos a desacelerar o coração, eis que há uma paragem em alto mar com a possibilidade de nadar! “Só” brutal!

Completamente extasiados, subimos a bordo e foi-nos servida uma “Corona” fresca. Foi um retorno mais calmo, acho que estávamos todos a absorver a experiência.

Este (fantástico) dia terminou em Albufeira velha, que de velha nada tem: um pôr do sol na praia, a animação dos bares, as lojinhas de souvenirs e uns choquinhos à algarvia para jantar. Tempo, por favor, pára!

   

 

Dicas GET Ride:

  • Quando pedirem a bolinha de Berlim, podem preparar-se para toda a praia olhar para vós. O vendedor canta durante a venda! Já os olheiros de água doce, conseguem vê-los com a maré baixa;
  • A viagem no catamarã custou 35€/pax. Existem outros tipos de barcos, alguns mais pequenos e outros mais radicais. Tudo depende do gosto pessoal.

Website: https://www.algarvefun.com/pt-pt/benagil

GPS: 37° 5′ 13.2” N , 8° 25′ 30” W

2020.09.17