PASSADIÇOS DO PAIVA

Destinos

PASSADIÇOS DO PAIVA

Serpenteando pelas maravilhas do vale do Paiva.

Outrora um local só acessível aos mais aventureiros, aqueles que desafiavam as fortes correntes e rápidos em barcos de rafting ou kayaks, o vale do rio Paiva é, atualmente, acessível a todos.

A câmara de Arouca, com o apoio de fundos comunitários, construiu um percurso em madeira com cerca de 8km, quase todo em estrados suspensos no vale: os Passadiços do Paiva.

O Paiva é um dos rios mais limpos do mundo e é considerado por muitos amantes da natureza o rio mais bonito de Portugal que, por sua vez, talha um vale em garganta profunda, um dos geossítios classificados no Geoparque, reconhecido pela Unesco como património Geológico da Humanidade. Com tantos títulos e elogios, não podíamos deixar passar em branco a oportunidade de conhecer o vale do Paiva.

PASSADIÇOS DO PAIVA

Prepare a mochila para um piquenique, junte um grupo de amigos e venha connosco numa viagem pela biologia, geologia e arqueologia deste local imperdível!

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do rio Paiva e proporcionam um passeio presenteado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção.

O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e da Espiunca, encontrando-se, a meio a praia do Vau. Local ideal para o nosso piquenique e uns mergulhos.

Começar no Areinho é a opção certa. Pede-nos um esforço inicial de 30 minutos sempre a subir, compensado por dois amplos miradouros que nos revelam a beleza de uma paisagem de parar a respiração, que se estende 200m abaixo de nós.

PASSADIÇOS DO PAIVA

A partir daqui é sempre a descer, serpenteando ao longo do rio, respirando a sua dinâmica, passando por entre a vegetação, bancadas de quartzito, filões de quartzo, piscinas naturais em rochas alaranjadas e rosadas, rápidos e pequenas cascatas...

PASSADIÇOS DO PAIVA
PASSADIÇOS DO PAIVA

Chegados à praia do Vau, uma surpresa: uma ponte de arame liga as duas margens do rio, oferecendo uma perspetiva da paisagem completamente diferente. Mais uma experiência memorável e ainda o percurso vai a meio.

Ao fim de 8 km, você decide: apanha um táxi e regressa ao local onde deixou a sua carrinha Get Ride ou volta para trás, que é como quem diz... volta a maravilhar-se!

PASSADIÇOS DO PAIVA

Dicas Get Ride:

  • Efetue o percurso no sentido Areinho-Espiunca. Se o fizer no sentido inverso terá uma subida acentuada no final de uma caminhada de 8km, o que é muito mais cansativo;
  • Leve bastante água e calçado confortável;
  • Em caso de necessidade, existem telefones SOS ao longo do percurso;
  • No início e no final do percurso existem bares de apoio e parque de estacionamento;
  • Poderá visitar os passadiços em qualquer altura e até mais do que uma vez por ano. As diferentes estações do ano pintam a paisagem com notas variáveis que vale a pena desfrutar.

Horário:

Consulte o website. As visitas só são possíveis mediante marcação

Website: http://passadicosdopaiva.pt
E-mail: turismo@aroucageopark.pt
Tel: +351 256 940 258

GPS: 40°57'9.68"N 8°10'33.05"W (Areinho)

09.04.2020