MONSARAZ

Destinos

MONSARAZ

A magnífica vila medieval alentejana que parou no tempo.

No coração do Alentejo, no cimo de uma colina com vista sobre o Guadiana e terras de Espanha, fica a airosa vila medieval de Monsaraz. Feita de cal e xisto, a que é uma das mais antigas povoações de Portugal, mantém a magia de outrora como poucos lugares no mundo.

Caminhar por este lugar traz-nos de volta o eco do passado: magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gente corajosa e damas de beleza singela...

Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana, mostra-nos indícios de ser já um castro fortificado durante os tempos pré-históricos. É notável a forte influência militar e religiosa, impecavelmente preservada no tempo até hoje.

MONSARAZ

A sua localização privilegiada tornou-a alvo de cobiça pelos povos que a disputaram. Chamava-se Saris ou Sarish quando foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, em 1167.

MONSARAZ

Após a derrota de Badajoz, D. Afonso Henriques volta a perdê-la para os mouros. Contudo, em 1232, D. Sancho II, consegue recuperá-la com o auxílio dos Templários, a quem doou esta bela vila alentejana.

MONSARAZ

Em 2017, venceu a categoria “Aldeias Monumento” do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. E percebe-se porquê: cada recanto deste lugar é único. Tão depressa nos sentimos perto do céu, como ligados à terra e às suas origens. As suas ruas convidam à descoberta. Saboreiam-se. Fazem-nos, por instantes, viajar no tempo.

MONSARAZ

Hoje é Vila-Museu e destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar no Alentejo. Um lugar que voltou as costas ao tempo e deixou-se ficar como só ele: intemporalmente magnífico.

Dicas Get Ride:

  • Não deixe de experimentar a típica Açorda Alentejana;
  • Existem algumas lojas com artesanato local e doces regionais;
  • Aprecie a vista privilegiada sobre a bacia hidrográfica do Alqueva;
  • Passe pelo cromeleque do Xerez;
  • Se o tempo convidar, dê um mergulho na Praia Fluvial de Monsaraz.
  • Se for no Natal, não perca as esculturas em papel com representações das figuras do presépio em tamanho real.

Website: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/list-monsaraz.aspx
E-mail: ​geral@monsaraz.pt
Tel: +351 266 550 120

GPS: 38.445445N , -7.379778W

16.04.2020