Herdade dos Mestres

Destinos

Herdade dos Mestres

Um lugar tranquilo onde se recebe com mestria

Todos os anos, costumamos tirar férias num sítio diferente do nosso país. Queremos que os nossos filhos conheçam as maravilhas deste jardim à beira-mar plantado e não há como explorar novos destinos em família!

Este ano, contudo, a pandemia trocou-nos as voltas. Evitando as multidões, as nossas férias foram muito diferentes do habitual. Por isso, aproveitámos o fim de semana prolongado e este delicioso sol de outono para uma escapadinha com os miúdos. Escolhemos a tranquilidade do Alentejo. Saímos na sexta-feira logo a seguir ao almoço (os mais pequenos não têm aulas à tarde). Carregámos a carrinha GET Ride de criançada e bagagem e rumámos à Herdade dos Mestres!

Perto do Alandroal fica, quase escondida, esta herdade. Os grandes portões de ferro marcam a entrada. Chegámos!

As casinhas brancas e azuis, tipicamente alentejanas, remodeladas e transformadas em quartos ou apartamentos, celebram as artes tradicionais da nossa cultura rural; cada espaço é dedicado a um mestre. Calhou-nos o Mestre Padeiro – Um simpático apartamento, ideal para famílias com a dimensão da nossa.

Cozinha totalmente equipada, uma sala com sofá-cama, um quarto de casal, e um quarto com duas camas para os mais pequenos. O cuidado com os pormenores e o cheiro a cortiça fizeram-nos logo esquecer as rotinas da cidade.

Deixámos as malas no apartamento e fomos explorar o local. A contrastar com o calor do Alentejo, uma piscina de água salgada esperava por nós no meio de uma paisagem salpicada de oliveiras a perder de vista. O programa perfeito para quem quer relaxar!

Os miúdos passaram a tarde entre mergulhos e eu, deitada na espreguiçadeira, consegui finalmente acabar aquele livro que ainda não tinha conseguido começar.

Jantámos em “casa”. O comércio próximo permitiu-nos comprar as refeições para estes dias. Jantar ao pôr do sol, neste sítio, é maravilhoso!

E já que falamos de comida, nem imaginam o pequeno-almoço que nos esperava todas as manhãs! Acompanhado de muita simpatia, tínhamos iogurte caseiro, com bolacha

e doce de pêssego ou de frutos vermelhos; torradinhas; fruta da época; bolinho caseiro acabado de fazer; leite e cereais; sumo de laranja natural; croissants quentinhos com queijo, fiambre ou doce e café. Tudo servido no alpendre. Sem dúvida, a melhor forma de começar o dia!

Depois, os miúdos iam ver as cabras, que se aproximavam curiosas, ou brincar com as mascotes da Herdade – Três simpáticos cães: a Índia, o Jack e a Tequila.

Depois, os miúdos iam ver as cabras, que se aproximavam curiosas, ou brincar com as mascotes da Herdade – Três simpáticos cães: a Índia, o Jack e a Tequila.

À volta da Herdade, muito por explorar: Vila Viçosa, a magnífica praia fluvial de Marvão, Évora e, a muito pitoresca, Terena, são só algumas sugestões. Aproveitámos as manhãs para visitar novos lugares. Almoçávamos sempre fora. E se se come bem por estas paragens! À tarde, a piscina era por nossa conta.

Foram três dias que passaram a correr, mesmo no Alentejo onde tudo passa devagar… Mas já de regresso, na carrinha, olhar para as carinhas deles, de bochechas coradas, a dormir nos ombros uns dos outros… Só isso, diz tudo e já valeu a pena!

 

Dicas GET Ride:

  • Aproveite para fazer uma visita guiada ao Palácio de Vila Viçosa;
  • Para os amantes de fotografia, Terena é um local a não perder;
  • A praia fluvial de Marvão está muito bem cuidada e convida a ficar;
  • Évora, com todo o se património cultural, pede uma visita demorada;
  • Ao final do dia, as melgas abundam. É aconselhável levar repelente de insetos;
  • Os cachorros da Herdade são muito brincalhões, por isso, não deixe as toalhas ou chinelos àvista deles!

Website: http://www.herdadedosmestres.pt

GPS: 38.5634 , -7.432

2020.10.16