GOLFINHOS DO SADO

Destinos

GOLFINHOS DO SADO

Um dia para guardar no coração!

Para quem parte de Lisboa, há que fazê-lo cedinho. Mas, com o entusiasmo da viagem, nem custa a acordar.

As carrinhas Get Ride esperam-nos para um passeio entre colegas de trabalho e respetivas famílias nucleares. Apesar de não ser a época ideal para ajuntamentos, o facto de sermos uma equipa pequena e de nos assegurarem todas as condições de segurança, acabou por nos tranquilizar… e, acreditem, apesar da COVID (ou talvez especialmente por causa dela) estes   

pequenos passeios ao ar livre permitem-nos recarregar.

O destino é Setúbal; vamos ver os golfinhos! O cais de embarque é um pouco adiante do cais do ferry. Entramos numa embarcação pequena, mas que nos permite algum distanciamento, além do ar fresco que ajuda a salpicar-nos o rosto com água.

Rapidamente chegamos a Troia, onde nos espera um barco muito maior, “descapotável, com poufs e espreguiçadeiras, com serviço de bebidas frescas a bordo e até alguns petiscos.

A viagem dura cerca de 2h30m. Vamos navegando em direção ao estuário e ouvindo o capitão explicar algumas curiosidades sobre a família de

golfinhos que habita no Sado: quantos são; quais os laços; os principais hábitos; onde costumam aparecer e, muito importante, as regras para uma observação sem impacto na qualidade de vida destes seres maravilhosos.

Dos 5 possíveis, foi no último local que começámos a ver as barbatanas dorsais a aparecer. Os sons e as coreografias que incluem pequenos saltos fora de água, muito perto do barco, fizeram as delícias de todos. Os vídeos e as fotos quase ficaram esquecidos!

Não há interação direta connosco, e por isso vivem felizes ali, mas nem por isso deixa de ser um momento em que a tranquilidade e a excitação se misturam. E, não esquecendo, todo o cenário natural belíssimo que faz deste passeio uma experiência incrível.

O barco mantém-se imóvel durante algum tempo, até que os golfinhos, em pequenos grupos, se começam a afastar. Voltamos a Troia e ao cais de Setúbal.

Aguarda-nos um almoço nas esplanadas “do típico” choco frito. De sobremesa, no outro lado da rua, umas maravilhosas tortas de azeitão no @Tortas de Azeitão. Apesar da maioria ter acompanhado com café, os apreciadores também podem encontrar aqui uma grande variedade de chás e alguns produtos regionais.

Enquanto caminhávamos de volta ao
estacionamento, apreciando os ares
piscatórios da cidade, algumas
abordagens, todas amistosas, dos
muitos vendedores ambulantes da zona
que, desde relógios a óculos de sol, são
já parte de qualquer passeio a Setúbal.
No regresso, por caminhos da Serra da Arrábida, uma paragem para respirar ar (ainda mais) puro e para umas fotos da vista sobre o local onde antes navegámos.

Para além da experiência, foi um dia confortável e seguro, onde pudemos abstrair-nos do ambiente profissional e dos desafios que todos enfrentamos atualmente. A equipa agradece estes momentos de lazer!

Dicas GET Ride:

• O Barco que nos acolheu chama-se “Mil Andanças”. Todo o pessoal foi simpático e os procedimentos de reserva, simples. Deixamos link para informações, embora tenhamos tratado de tudo por telefone.

Website:

https://sadoarrabida.pt/observacao-de-golfinhos/?gclid=Cj0KCQjwuL_8BRCXARIsAGiC51BR-VjU4 pz0iquN3O8WXzRdnEVX7tuxuUrMzUWb0LrwpGVT_AIs6NEaAtWwEALw_wcB#149629551422 6-a9fd2226-e5ccecaa-8d77

GPS: 38o 52′ 16” N , 8o 88′ 47” W

2020.10.30