Cuidados a ter ao conduzir durante a gravidez

Segurança

Cuidados a ter ao conduzir durante a gravidez

Com a barriguinha a crescer, é importante ter alguns cuidados, na hora de pegar no volante, para sua segurança e a do bebé.

1- A colocação do cinto de segurança
Deve colocar o cinto puxando a parte inferior o mais para baixo possível. Assim, em caso de travagem, a força será exercida sobre as ancas e não acima delas.
Faça passar a parte superior do cinto pelo meio do peito e por cima da barriga (não pela frente da barriga!) e sem qualquer folga.

2- Airbag aditivo
Manter o airbag aditivo aumenta a probabilidade de proteção do bebé, caso ocorra um impacto.

3- Distância do volante
Mantenha uma distância de 25 cm da barriga para evitar eventuais lesões em caso de embate.

4- Adaptar a posição do banco
A posição do assento deve ir sendo regulada, mantendo sempre as costas do banco o mais direitas possível, descrevendo um ângulo reto.

5- O conforto
Roupa cómoda e sapatos rasos dão maior liberdade de movimento para conduzir durante a gravidez. Nos últimos meses, usar uma banda pélvica pode tornar a viagem mais confortável para si.

6- Paragens frequentes
Numa deslocação longa, é conveniente fazer paragens regulares. Sempre que parar para comer ou ir ao wc, aproveite para andar um pouco. A sua circulação sanguínea agradece!

7- Até quando conduzir?
Cada grávida tem o seu ritmo e, desde que se sintam confortáveis em fazê-lo, algumas conduzem quase até ao final da gravidez. Contudo, alguns profissionais de saúde recomendam para de conduzir ao terceiro trimestre de gestação, sobretudo em automóveis com airbag frontal ativo que, nesta fase, pode aumentar o risco de lesão.

2022.05.19