CASA AGRÍCOLA DA LEVADA

Destinos

CASA AGRÍCOLA DA LEVADA

Um paraíso familiar no Douro

A nossa saúde mental depende em muito dos nossos laços e afetos. Poder fazer uma escapadinha em família, em tempos tão agitados como os que vivemos, pode ser a bolha de ar que necessitamos para aguentar tudo o que está por vir.

Sabemos que são de evitar grandes aglomerados e ajuntamentos familiares; por isso, depois de tomadas as precauções para garantir a possibilidade de viajarmos juntos, optámos por um transporte único e um destino que nos permitisse a calma e o convívio dentro de todas as normas de segurança.

Uma carrinha Get Ride foi a solução encontrada para um casal, um gato, pais e sogros. A Casa Agrícola da Levada, com as suas típicas casinhas de pedra, com diversas tipologias, acolheu-nos – a todos – da melhor forma possível.

Para quem parte de Lisboa, a viagem demora cerca de 4 horas. Primeiro a A1 até ao Porto, onde optámos por uma pequena paragem para um “cimbalino”; depois mais um pouco até à zona norte da cidade de Vila Real.

A entrada da Casa, que no fundo é uma enorme Quinta, foi um pouco difícil de descobrir, especialmente aquela que permite a entrada dos veículos. No entanto, uma ligação à Sónia, prontamente nos esclareceu.

E já dentro dos portões, um paraíso de calmaria! Caminhos circulados de árvores, muito verde salpicado de cor; o som do rio Corgo que passa ali ao lado; as vinhas; os jardins; a casa principal; as pitorescas casinhas de pedra de Turismo Rural; a piscina; os animais… Somos recebidos pelo Francisco, a Inês e a Sónia. Todos os colaboradores da Quinta são disponíveis e afáveis.

Levaram-nos à “nossa casa”, toda equipada, e deram-nos algumas orientações para que pudéssemos tornar a nossa estadia ainda melhor. Ali perto, uma superfície comercial para algumas compras, nomeadamente carne e peixe frescos para poder usar a churrasqueira.

Na própria Quinta, conhecida também pela produção de vinhos, podemos adquirir este famoso néctar para temperar os serões e, logo pela manhã, somos presenteados com um saquinho de pano pendurado na porta, com pão quente, acabadinho de tirar do forno…

Caminhar pela enorme Quinta é um encanto; a piscina uma delícia. Quase nos esquecemos que ali tão perto, temos os encantos da Régua, Pinhão, e a mítica estação do Tua, a partir da qual podemos vislumbrar as margens do Douro. Já agora, uma visita ao centro histórico da cidade de Vila Real para, também, comprar os famosos pitos de Santa Luzia e as cristas de galo… são de comer e chorar por mais!

Toda a família regressa feliz, saudável e com o coração cheio de momentos bons. No saco, uns docinhos para acalmar a transição e umas garrafinhas de vinho para saborear nos tempos frios que se avizinham.

Dicas GET Ride:

GPS: N 41º 18’ 39” W 7º 43’ 43”

2020.11.05