Alcáçovas

Destinos

Alcáçovas

A vila alentejana com nome na História.

É em pleno Alentejo, no concelho de Viana do Alentejo, que encontramos a antiga vila de Alcáçovas; uma vila cheia de tradição, história e mística, que nos remete para tempos longínquos de batalhas, conquistas e conquistadores.

Alcáçovas Pelas ruas, pequenas casas de dois andares caiadas de branco com molduras azuis, amarelas e vermelhas nas portas e janelas, bem ao estilo alentejano. Alcáçovas é uma vila cuidada. AlcáçovasNotamo-lo em cada praça e em cada fonte, nos canteiros cheios de flores que enchem todas as ruas por onde vamos passando. Sentados à porta dos cafés a aproveitar as sombras, os locais observam-nos, notando que estamos de passeio, e tentando perceber se estamos disponíveis para dois dedos de conversa. Anseiam por contar a história da terra a quem por aqui passa, e não é para menos.

Chegamos ao Paço dos Henriques, residência real de Portugal no século XIV e onde, em 1479, terá sido assinado o Tratado de Paz de Alcáçovas, tratado que, pela primeira vez, definia as áreas de influência da expansão económica e cultural entre Portugal e Castela, vindo este a pôr fim à Guerra de sucessão de Castela. Hoje, visitamo-lo como museu.

Alcáçovas Seguimos até à Igreja Matriz de Salvador de Alcáçovas, outro ponto obrigatório nesta vila. Fundada em 1308 pelo bispo de Évora, D. Fernando II, foi comenda da Ordem de Cristo e, mais tarde, da Ordem de Avis. Aqui, encontramos o Panteão dos Henriques, quatro leões em madeira da Índia oferecidos por Vasco da Gama ao Senhor de Alcáçovas, as armas reais de D. Manuel I e da Santa Sé, entre tantos outros símbolos da nossa história.

Dirigimo-nos, já ao final da tarde, até à Capela da Nossa Senhora da Conceição, originalmente dedicada a S. Jerónimo e repleta de decorações artísticas originais, que datam dos princípios do século XVII. A visita vale muito a pena. Ao lado da capela, um jardim amuralhado – Jardim do Paço, também conhecido por Jardim da Capela das Conchas. Entramos por uma pequena torre com o Alcáçovas

Alcáçovas
Alcáçovas interior todo revestido de conchas, pratos de porcelana e cacos de loiça antiga e chegamos ao jardim. Descansamos um pouco e voltamos até à carrinha GET Ride.

Pelo caminho, vemos como o fabrico dos chocalhos está bem presente, não fosse Alcáçovas conhecida pela sua arte Chocalheira, Património Imaterial da Humanidade. Vamos encontrando fábricas, lojas de artesanato e museus que resultam do encontro das artes antigas do fogo com a arte musical.

Assim terminamos mais um passeio e este, pleno de tradições e viagens ao passado. A vila de Alcáçovas tem o seu nome escrito na história e apresenta um orgulhoso e interessante património, locais que o convidamos a visitar, numa altura em que vamos, pouco a pouco, retomando rotinas e passeios.

Dicas Get Ride:

  • Conheça o monte do Sobral, local secreto de reuniões dos Capitães de Abril, nas vésperas da revolução de 1974;
  • Visite a belíssima Ermida de São Pedro de Sequeiras;
  • Prove os práticos típicos da região. Da sopa de tomate às migas de espargos, a oferta é muita.

E-mail: pacohenriques@cm-vianadoalentejo.pt

GPS: 38° 23' 01.8” N , 8° 08' 57.7”W

04.06.2020