ÁGUEDA

Destinos

ÁGUEDA

A cidade dos guarda-chuvas coloridos

Promovida a cidade em 1985, é no distrito de Aveiro que encontramos o concelho de Águeda. Esta cidade do baixo Vouga, conhecida pela sua arte e pelas suas gentes, deveu a sua fundação aos Celtas e à sua posição privilegiada entre mar e serra, que faziam desta terra um bom ponto de troca de mercadorias.

ÁGUEDA ÁGUEDA

Iniciámos o passeio pelas ruas da cidade e não tardou para começarmos a ver guarda-chuvas por todo o lado. As suas cores enchem-nos a vista e alegram quem por aqui passa. Águeda afirma-se como uma cidade moderna, onde a arte disposta pelas ruas, como se parte delas fizesse, se tornou ponto de interesse a quem a visita e que levou a CNN a elegê-la para a sua lista de “ruas mais bonitas do Mundo”. Esta dinamização do concelho viu a sua origem no Festival AgitÁgueda, que decorre nos meses de Verão e onde, todos os anos, são apresentadas novas obras de arte urbana.

Apesar de a cidade ser mundialmente conhecida pelos seus chapéus-de-chuva suspensos, Águeda tem muito mais para oferecer e encanta todos os que por cá passam. Seguimos até à Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. Esta lagoa é especial, envolvendo-nos numa ÁGUEDA ÁGUEDA mística singular. Dos coretos que acompanham as margens da lagoa, quem a escolhe visitar nos meses de mais frio, tem a sorte de vislumbrar os famosos tapetes de flores violetas que cobrem esta lagoa natural. Por aqui encontramos habitats, ecossistemas e espécies protegidas.

Decidimos passar a tarde mais afastados da zona urbana da cidade e continuámos ÁGUEDAo passeio por um trilho assinalado. Águeda conta com 11 percursos pedestres que percorrem o concelho. Entre caminhos tradicionais e urbanos, é possível conhecer desde as aldeias serranas, até à zona histórica da cidade. Fizemo-nos ao caminho e pouco tardou para encontrarmos, envolta em vegetação, uma imponente ponte, disposta em cinco arcos – a Ponte Romana do Marnel. Construída no século XIII, esta constitui uma verdadeira obra de arte de grande antiguidade e sobre ela, podemos ver um nicho em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Terminámos o nosso passeio com a certeza de que cá queremos voltar nos meses mais frios para desfrutarmos da beleza dos tapetes de flores violetas que cobrem a lagoa de Pateira de Fermentelos. E se ficou com curiosidade em vir descobrir esta cidade cheia de cor e alegria, já sabe: a carrinha GET Ride tem lugar para si!

Dicas Get Ride:

  • Não deixe de provar os típicos Pastéis de Águeda;
  • Aproveite a oportunidade para visitar o Museu Nacional Ferroviário;
  • Dê um saltinho até Aveiro, mesmo ali ao lado.

Website: https://www.cm-agueda.pt/

GPS: 40º 34'19,00''N , 8°27'53.4"W

11.06.2020